Week of Prayer for Christian Unity

Um convite para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2019


Procuraras a Justiça e nada mais do que a justiça”Deuteronómio 16, 18-20


A semana de oração pela unidade dos cristãos, realizada em todo o mundo, há mais de 100 anos, entre os dias 18 e 25 de janeiro, foi este ano preparada pelos cristãos da Indonésia, país que tem a maior população muçulmana e onde cristãos de diversas confissões, constituem uma minoria, representando 10% da população.


Num contexto social, marcado pelo crescimento económico galopante, pluralidade de ilhas, grupos étnicos e línguas, os indonésios têm vivido segundo o principio do gotong royong, que é viver em solidariedade e em colaboração. Atualmente, a ganância pelo lucro desmedido, tem provocado fenómenos de corrupção e injustiça, com consequências devastadoras para as pessoas e para o ambiente, por isso, a escolha do tema da justiça.


A unidade, desejada pelo Senhor Jesus diante do Pai “ (…) que todos sejam um, assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, para que o mundo creia (…)”S. João 17, 21, torna-se um imperativo para a oração e missão dos cristãos em todo o tempo e lugar, como um fermento novo que é verdadeiramente capaz de fazer levedar a justiça e o amor em contextos de trevas.


O movimento ecuménico, suscitado pelo Espírito Santo, tem diversas expressões na cidade do Porto, dinamizadas pela Comissão Ecuménica do Porto, que ano após ano, se renovam, com o propósito de chegar e envolver mais pessoas na busca da unidade entre os cristãos para que mais possam crer e viver animados pela alegria do Evangelho.


A Celebração Diocesana, aberta a todos os que queiram participar, terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 21h30, na Igreja Ortodoxa Russa, à rua Alexandre Herculano e vai acolher a Celebração Nacional, que junta o COPIC, Conselho Português de Igrejas Cristãs e a Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Igreja Católica Romana. Na celebração, será lançado o Roteiro Ecuménico para o ano 2019, com propostas mensais dinamizadas pelas Igrejas, permitindo a quem o desejar, vivenciar e conhecer a riqueza da diversidade que subsiste na Igreja de Cristo.


Aceite o convite e participe com a sua oração e o seu compromisso pela unidade desejada por Jesus.


Para mais informações, visitar o site: www.ecumenismoporto.org


P’la Comissão Ecuménica do Porto


Revº Sérgio Alves

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana


15 de janeiro de 2019



CartazSemOrac


CelebEcimenicas